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Employee Experience: Como cuidar da experiência dos seus colaboradores?

Nos últimos anos o papel do RH tem evoluído nas organizações. Cada vez mais as suas atribuições estão ligadas as experiência que o colaborador tem dentro da empresa. Com esse movimento, surgiram vários nomes para essa prática: Employee Experience, Employee Branding etc. Esse post é para te explicar um pouco dos benefícios dessa prática e falar sobre como a sua empresa pode começar a aplicar esses conceitos.



Mas o que é a experiência do colaborador? Podemos dizer que é a experiência geral que um colaborador encontra, observa e sente quando faz parte de uma organização. Ela abrange relacionamentos profissionais e pessoais que um funcionário constrói ao longo dos anos. Essas experiências moldam a “saúde” da sua organização. Existe uma frase que diz “Se você quer dar uma boa experiência para os seus clientes, cuide em dar uma boa experiência para os seus funcionários.”


Existem algumas perguntas que podemos fazer para começar a entender como a sua organização está em relação a isso:


- Na sua organização, existe uma cultura bem estabelecida? Como os seus colaboradores enxergam isso?

- Existe um relacionamento entre os colaboradores e a liderança da organização?

- O local de trabalho é um ambiente seguro e confortável para os seus colaboradores?

- Existem, de forma estabelecida, momentos de descompressão?


Estas são algumas perguntas que te darão o impulso inicial para entender o que seus colaboradores estão sentindo e experimentando. Elas são uma boa maneira de começar a pensar em mudar sua estratégia, se necessário.


É importante lembrar que adotar medidas que sejam voltadas para a experiência do colaborador podem existir a adaptação de algumas regras e normas internas da empresa. Mas a ideia aqui é fazer uma adaptação gradual. Para tornar esse processo ainda mais fácil para sua equipe, listamos aqui 9 para dar os primeiros passos quando se fala de Experiência do Colaborador na sua organização:


1. Comece do começo:

Algumas pessoas dizem que a experiência do colaborador começa quando ele entra nas sua empresa. Na verdade, isso começa bem antes: quando ele se candidata a vaga. A maioria das organizações falha em não dar para o candidato feedbacks sobre as etapas do processo seletivo. E esses feedbacks não devem vir apenas quando o candidato foi rejeitado em uma fase. Mesmo quando ele for escolhido para continuar o processo, é importante ressaltar: qual foi o diferencial visto nele? Por que característica ele se destacou dos outros? Simplifique e tenha sempre um diálogo aberto.


2. Contrate o talento certo

A competição para contratar os melhores talentos está cada dia mais acirrada. Até os candidatos estão avaliando suas opções e suas expectativas estão mais altas do que nunca. Uma maneira de atrair e contratar o talento certo é proporcionar uma experiência acima e além de suas expectativas. Depois da contratação é importante verificar se a equipe de Recursos Humanos está em contato com eles regularmente, e verifique se suas preocupações são atendidas imediatamente. Pergunte o que mais você pode fazer por eles e não o contrário.


3. Conheça o seu "Por Que"

Simon Sinek já inspirou grandes líderes a pensar de maneira diferente. Um dos pontos que ele sempre levanta é sobre o que diferencia as organizações inspiradas daquelas que não são. De acordo com Sinek, as organizações que sabem o seu "porquê" lideram de frente e, quando sua liderança é inspiradora o suficiente para contagiar todas as camadas da organização. Sabe aquela frase "pessoas apaixonadas são apaixonantes"? Então, é justamente isso!

Os principais talentos não são inspirados por salários e benefícios, eles precisam de liderança inspiradora. Por isso, não deixe de experimentar e expressar seu porquê. Defenda a missão da sua organização e inspire confiança entre seus funcionários.


4. Experiência incrível de integração

Pesquisas mostram que experiências de integração aumentam significativamente o envolvimento e a retenção dos colaboradores. Se você deseja que seus novos colaboradores obtenham sucesso a longo prazo em sua organização, assegure-lhes uma experiência incrível desde o início.


Você precisa falar abertamente sobre a cultura da organização. Separamos algumas coisas que você pode fazer para tornar os colaboradores confortáveis ​​desde o início:


- Compartilhe com eles as credenciais de login, verifique se a mesa está configurada com antecedência.

- Faça um resumo sobre a história da empresa, verifique se eles entendem a visão, a missão e os objetivos da organização.

- Apresente seu novo contratado aos colegas de equipe, organize uma sessão de quebra de gelo, se isso ajudar.

- Defina o tom desde o primeiro dia. Eles precisam saber o que é esperado deles.


5. Celebre com seu time

Seus colaboradores são os seus maiores tesouros. Reserve um tempo para reconhecer o trabalho árduo e seus esforços. Em algumas organizações, eles se reúnem às sextas-feiras para gritar a um funcionário que foi excepcional no trabalho naquela semana em particular. Em outras existem happy hour para alguma celebração específica.


Algumas pessoas podem argumentar que esse é um uso desnecessário do tempo e dos recursos da organização. Mas entenda que os seus colaboradores valorizam os gestos mais simples. Você não precisa entregar um prêmio em dinheiro ou presentear com um final de semana no hotel, um simples troféu ou distintivo de vencedor entregue a eles fará o seu dia.


6. Obtenha feedback frequente dos colaboradores

Ao trabalhar para melhorar a experiência do seu time, é importante que você saiba que o maior recurso sobre o qual estamos falando aqui são os seus colaboradores. É esencial receber feedbacks frequentes com a visão deles sobre o que está funcionando e o que não está funcionando. Encontre seu time fora das quatro paredes do escritório, incentive seus gerentes a conversar com eles em uma situação mais informal. Dê a seus colaboradores a confiança de que seus comentários são valiosos e não serão usados ​​contra eles.


7. Comunicar (regularmente)

Como organização, seu primeiro passo para alcançar uma comunicação eficaz é a comunicação regular. É importante também que o seu departamento tenha canais de comunicação com identificação (que podem ser email ou chat interno da empresa) ou canais de comunicação anonimo (que podem ser usados para fazer possíveis denúncias ou apontar sugestões de melhora).


8. Avalie

De acordo com um estudo realizado pela Gallup, quase 60% dos funcionários disseram que precisam de feedback regularmente para ajudá-los a melhorar seu estilo de trabalho. Especialmente os milenialls é uma geração extremamente ansiosa por feedback. É importante lembrar que há uma diferença entre feedback construtivo e crítica. Seja claro com as suas expectativas.


9. Seja flexível

Dê a seus colaboradores a liberdade de pensar fora da caixa e confie neles. Se eles precisam trabalhar em casa, ofereça essa opção ou deixe-os sentar onde quiserem no espaço do escritório.


Isso não apenas facilita uma atmosfera feliz e positiva no trabalho, mas também traz mais autonomia ao local de trabalho. Seus colaboradores começam a ter controle sobre as coisas e o produto disso é à lealdade do seu time.


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Essas são algumas dicas práticas de como começar a implementar uma cultura voltada para a experiência do seu colaborador. Se você quiser entender como podemos ajudar a sua organização através do desenvolvimento de Soft e Digital Skills, basta entrar em contato através de contato@escolahappen.com.br


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Esse post é uma criação de Ana Uriarte. Por aqui, ela é a responsável pela curadoria de todos os conteúdos dos nossos canais. Para conhecer um pouco mais da Ana, é só clicar aqui.

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