• Happen

Ferramenta: Tabela de Aprendizados

Vamos começar esse texto trazendo uma reflexão de Alvin Toffler: "O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender". Não é preciso ir muito longe para entender que o aprendizado contínuo é essencial para qualquer profissional que precisa acompanhar as mudanças rápidas da atualidade! Porém, quando falamos de aprendizado, podemos ir além da educação tradicional.


Por isso, a ferramenta que trazemos nesse post é uma tabela de Aprendizagem Autodirigida. Esse é um modelo educacional onde cada pessoa pode criar seu próprio sistema de ensino de acordo com as suas necessidades.


A aprendizagem autodirigida atua em 4 pilares principais a serem descritos após a definição do seu foco de estudo. Esses pilares são os seguintes:

  1. Conteúdo: Quais os conteúdos você vai consumir para te ajudar a entender sobre esse assunto? Que livros, podcasts, sites etc? Esse é o local para listar todas as boas fontes de conteúdo sobre isso.

  2. Experiências: Grande parte do aprendizado vem com experiências práticas. Nessa coluna você vai selecionar que experiências podem te dar uma perspectiva interessante sobre o seu foco de estudo. Algumas opções podem ser passar um dia trabalhando em uma área relacionada, ou talvez se voluntariar para ajudar em tarefas relacionadas a isso.

  3. Pessoas: Aqui você vai listar quem são os especialistas no assunto que podem servir de inspiração para sua caminhada. A partir disso, é importante buscar conteúdos que essa pessoa já produziu ou até entender que fontes de estudo são utilizadas (já pode ser uma inspiração para a coluna dos 'conteúdos'!).

  4. Rede: Seres humanos são sociais. Por isso, ter uma rede de apoio para os seus estudos onde pode compartilhar dúvidas, descobertas e insights, é extremamente interessante! Dessa forma, o aprendizado se torna coletivo e é potencializado! Mesmo que você ainda não conheça um grupo de pessoas que tem o mesmo foco de estudo que você, que tal propor isso para um grupo de colegas?


Agora que você já entendeu o que é a aprendizagem autodirigida, a sua importância e como criar um processo básico, basta baixar o arquivo abaixo e utilizar para as suas próximas sessões de aprendizagem.

Ferramenta - Escola Happen
.pdf
Download PDF • 45KB

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar com seus amigos no LinkedIn? Basta clicar no botão abaixo!


-

Esse post foi desenvolvido por Ana Uriarte. Por aqui, ela é a responsável pela curadoria de todos os conteúdos dos nossos canais. Para conhecer um pouco mais da Ana, é só clicar aqui.

15 visualizações

Se conecte conosco