Buscar
  • Happen

O que são Empresas Ambidestras?

Nós sabemos que os mercados estão passando por uma transformação cada vez maior, e para se destacar e ser uma empresa competitiva, nos dias atuais, você deve ter seus processos internos bem definidos e buscar a excelência de seus serviço.

Mas para continuar competitiva no futuro, sua empresa deve buscar inovar no seu modelo de negócio.


Um grande desafio de gestores atualmente é: Onde focar a energia da sua equipe?

Foi diante desse dilema que surgiram empresas que são chamadas de Ambidestras.

Para explicar melhor esse conceito vamos comparar aos lados do cérebro, enquanto o lado direito é o lado associado a criatividade e imaginação o lado esquerdo está associado a lógica e pensamento linear.

Em uma empresa ambidestra, a lógica é a mesma: a inovação é buscada constantemente mas sem abrir mão dos seus processos e da sua excelência operacional. Mas como aplicar esse conceito na prática?


Existem algumas estratégias específicas que empresas chamadas de ambidestras aplicam no seu dia a dia:


Ambidestria Estrutural Nesse caso, a empresa tem duas equipes trabalhando simultaneamente mas com focos diferentes. Uma focando na melhoria e eficiência dos processos atuais e outra focada apenas em inovação. As duas equipes, muitas vezes separadas até fisicamente, possuem modos de operar diferente e funcionam como uma espécie de esteira, assim que os processos inovadores estiverem testados e consolidados eles serão incorporados por toda a organização.


Ambidestria Cíclica Esse tipo de estratégia tem como foco uma única equipe. Essa equipe trabalha com o foco na inovação e após um tempo determinado, ciclo, muda a chave e passa a focar na excelência operacional da empresa e assim sucessivamente. Os integrantes que compõem essa equipe devem ser bastante maduros para conseguirem se adaptar aos ciclos.


Ambidestria Simultânea Essa talvez seja a estratégia que exija um grau de maturação da equipe maior. Os integrantes devem estar preparados para pensar simultaneamente na inovação como na excelência dos processos da empresa. As lideranças devem estar atentas para conseguirem estimular que a inovação aconteça e ao mesmo tempo garantir as entregas da equipe.



Bom, agora que você já sabe o que é uma empresa ambidestra, conta para gente: Quais as estratégias de inovação que o seu negócio usa?


-

Gostou desse artigo? Compartilha com aquele amigo que precisa entender mais sobre Soft Skills! Para compartilhar no LinkedIn ou outras redes sociais, basta clicar no botão ali embaixo!


Esse post foi uma criação do João Tompson. Ele cuida do nosso setor comercial e vai poder te ajudar com qualquer informação que precise sobre a Happen. Para conhecer um pouco mais de Tompson, é só clicar aqui.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo