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Soft Skills: O que você precisa saber.

É muito comum que, no ensino tradicional e durante toda a nossa vida, algumas habilidades sejam desenvolvidas. Durante a escola, a todo momento estamos memorizando novas informações: o nome de um componente químico, uma nova fórmula, a diferença entre planalto e planície, o ano da independência do Brasil ou quando usar ou não a crase. Durante a graduação, também temos uma série de informações para decorar.


Toda essas informações que nós aprendemos ao longo da vida são um conjunto que chamamos de “Hard Skills”. Nesse pacote também entram: saber utilizar algum software, ter conhecimento sobre as leis trabalhistas etc! Mas a verdade é que durante a nossa jornada nós deixamos de praticar um outro tipo de habilidade muito importante: as Soft Skills, ou habilidades interpessoais. Podemos exemplificar essas habilidades como: trabalho em equipe, comunicação, resolução de problemas, proatividade etc!


É importante lembrar que Hard e Soft Skills não são habilidades opostas. Na verdade, elas são complementares e essenciais para profissionais de qualquer setor ou nível hierárquico. A verdade é que, diferente das hard skills, as soft skills são pouco desenvolvidas durante a nossa vida escolar ou até de trabalho corporativo (como exemplificamos acima). Vamos refletir nisso juntos: Quantas vezes, na época de escola, você parou para aprender sobre inteligência emocional? Ou na faculdade, você já teve alguma aula de criatividade? No trabalho, já foi ensinado sobre produtividade?


Você pode estar pensando: Mas se os meus pais ou avós não precisavam desenvolver esse tipo de habilidade, por que isso está sendo tão falado e cobrado dos profissionais de hoje?


O que acontece é que, com a evolução das tecnologias, os trabalhos mais operacionais e repetitivos vem sendo ocupados por automações, então o trabalho humano se torna cada vez mais colaborativo e mutável. Com essas mudanças, precisamos fazer uma série de adaptações na forma como sempre trabalhamos. Se antes tínhamos um ambiente de trabalho estável e com poucas mudanças, hoje a realidade é totalmente diferente. Todos os dias as empresas precisam se reinventar com novos produtos e serviços para se manterem competitivos. E ter um time que é está preparado para essas adaptações rápidas, é essencial.


É muito comum escutar de profissionais de RH a seguinte frase “contratamos pelo técnico e demitimos pelo comportamental”. Isso quer dizer que a cada dia é mais comum que profissionais sejam contratados pelas suas skills técnicas (saber utilizar algum software ou ter uma especialização, por exemplo), mas que sejam desligados por não conseguir desenvolver esse outro tipo de habilidades.


A verdade é que esse tema já vem sendo tratado fazem alguns anos! O Fórum Econômico Mundial já fez algumas previsões de quais as habilidades essenciais em qualquer profissional (observando a tendência até 2022), e o resultado foram as seguintes habilidades:

Agora que você já entendeu o conceito e quais as principais soft skills, vamos pensar em dicas práticas para exercitar esse tipo de skill no dia a dia do seu time?


1. É comum que em organizações com uma gestão mais tradicional as pessoas se sintam pouco incentivadas a conhecerem departamentos diferentes do seu. Mas a verdade é que cada pessoa é uma fonte ilimitada de novas ideias! Já parou para pensar que a solução de um problema do setor contábil pode vir justamente de alguém do jurídico? Que tal incentivar esse “intercâmbio” entre departamentos para que as pessoas possam dar sugestões e assim ser um momento de ganha-ganha para todos? Isso pode ser feito através de um evento semanal onde cada departamento conta para o resto da empresa sobre como funciona o fluxo de trabalho ali, por exemplo!


2. Um dos pilares mais importantes para um ambiente positivo é o reconhecimento! Ter o seu trabalho reconhecido é um grande incentivo para continuar a tomar aquele tipo de atitude. Será que no seu time, as pessoas se sentem reconhecidas pelo trabalho bem feito? Instituir rotinas de feedback ou até um “quadro de reconhecimento” é uma forma simples de tornar essas atitudes parte do dia a dia da sua organização.


3. Quando falamos de aprendizado individual, a ideia de aprendizagem constante (ou seja, o lifelong learning) ja é comum. Em times esse conceito também é essencial! Já pensou que o seu time pode praticar técnicas de estudo em conjunto para desenvolver uma nova habilidade ou aprendizado? Ter esse tipo de incentivo é super importante para uma cultura de aprendizado constante.


4. O primeiro passo para a inteligência emocional, é o autoconhecimento. Incentivar que o seu time entenda quais os seus pontos fortes e fracos, quais suas habilidades principais e seus valores, vai ser importantíssimo para que toda essa construção seja feita em terreno firme.


Para finalizar, é bom lembrar que o desenvolvimento de Soft Skills é um processo contínuo, e não pontual. É importante que todos os dias tomar ações para que essas habilidades sem exercitadas no longo prazo!

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Se você quiser entender melhor como podemos te ajudar a desenvolver essas Skills no seu time, é só entrar em contato conosco através de contato@escolahappen.com.br

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Esse post é uma criação de Ana Uriarte. Por aqui, ela é a responsável pela curadoria de todos os conteúdos dos nossos canais. Para conhecer um pouco mais da Ana, é só clicar aqui.

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