Buscar
  • Happen

Transformação Digital: O que você precisa saber.

Aposto que você já ouviu a expressão "Transformação Digital" em algum local. Muito provavelmente, essa expressão veio acompanhada de imagens de tecnologias, robôs ou pessoas trabalhando em startups. A verdade é que a Transformação Digital é mais simples do que parece, ela ganhou repercussão de uns tempos para cá, quando as interações sociais passaram a ser cada vez mais online. Pensando em aproveitar os benefícios dessa onda, as empresas buscam, ou deveriam, meios de melhorar seus ambientes de negócios através da digitalização. Esse é um texto para te ajudar a entender esse conceito e explanar sobre como isso é aplicável ao seu negócio (independente do seu tamanho ou área de atuação).


Para começar, vamos usar uma metáfora para te ajudar a entender o que é isso. Imagine que na sua empresa, você usa uma tabela em papel para fazer um relatório de vendas. Esse é um processo demorado, por que você precisa sempre escrever e contar todos os itens que foram vendidos, quantos itens de cada produto, quanto cada um dos vendedores vendeu para, só depois, ter indicadores que façam sentido. Cenário péssimo, né? Agora imagine que você criou uma planilha no google sheets e os seus funcionários colocam na planilha o que eles estão vendendo, quanto e como. Concorda que a sua visão do processo ficou muito mais fácil e rápida? Esse é um exemplo de transformação digital! Você substituiu um processo que era feito de forma analógica, por um digital.

É legal perceber que essas transformações podem acontecer de várias formas dentro de uma empresa: processos internos, contato com o cliente, modelo de negócio, e até relacionamento com seus colaboradores. Vamos entender alguns exemplos de cada um desses pontos e que impacto eles trazem.


Processos Internos: um exemplo extremamente simples, mas atual em muitas organizações, é a substituição de arquivos físicos por digitais. A digitalização de documentos garante segurança, rapidez e facilidade de utilização. Imagine se toda vez que uma compra for efetuada, o comprovante físico seja guardado! Além do gasto de papel, sua empresa terá um gasto de espaço que é desnecessário. Esse mesmo documento pode estar a alguns cliques de distância.


Contato com o Cliente: A experiência do cliente é sem dúvidas onde a transformação digital gera mais impactos para o negócio. Seja nas formas de prospecção, presença em mídias digitais ou no pós venda. Um grande exemplo é a Nubank, uma das maiores fintechs do mundo! Um dos seus diferenciais, é o atendimento ao cliente que é feito de forma que o atendente se comporta como um amigo do cliente, além de ser extremamente rápida. Um outro ponto importante com relação ao contato com cliente, são as possibilidades de embasar suas decisões em dados dos seus clientes. Por exemplo, com um sistema digital, é muito mais fácil você saber que tipo de cliente compra que tipo de produto, com que frequência etc. Com base nisso, pode-se fazer ofertas bem mais direcionadas para aquele público.


Modelo de Negócio: Ainda existem muitas áreas de atuação que são consideradas como “late adopters”, porque imaginam que a transformação digital não irá afetar o seu negócio. Vamos exemplificar esse ponto com o clássico modelo da Netflix, que lançou os sistemas de streaming no mundo todo e conseguiu falir um mercado muito consolidado: o de fitas cassete. O mesmo acontece com modelos que pertencem à chamada GIG Economy, ou seja, uber, rappi, ifood etc. Todos esses são exemplos de formas digitais de fazer algo que, há alguns anos atrás, era feito de forma analógica.


Pessoas: para que uma empresa passe pelo processo de transformação digital um ponto essencial deve ser mudado, o mindset da própria organização. A começar pelos gestores, afinal se os próprios líderes não estiverem preparados para essa transformação como eles poderão auxiliar a empresa a passar por essa mudança?

Capacitar as pessoas que trabalham na organização é essencial para que o processo de digitalização ocorra da melhor maneira, a própria cultura da empresa deve ser voltada para um ambiente que proporcione maior liberdade para a digitalização dos seus processos.


Então, agora que você sabe um pouco mais sobre Transformação Digital, será que a empresa ou ambiente de trabalho que você está inserido está se transformando digitalmente ou se preocupa com isso?

-

Gostou desse artigo? Compartilha com aquele amigo que precisa entender mais sobre Soft Skills! Para compartilhar no LinkedIn ou outras redes sociais, basta clicar no botão ali embaixo!


Esse post foi uma criação do João Tompson. Ele cuida do nosso setor comercial e vai poder te ajudar com qualquer informação que precise sobre a Happen. Para conhecer um pouco mais de Tompson, é só clicar aqui.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo